terça-feira, 3 de novembro de 2009

Universidade


Tive minha primeira aula ontem no Master Oficial em Comunicação e Jornalismo, na Universidad Autónoma de Barcelona (na foto, a Faculdade de Ciências da Comunicação). A turma é formada por alunos do mundo inteiro: três brasileiras, duas gregas, un venezuelano, uma argentina, uma ucraniana, além de espanhóis, catalãos e gallegos. Gostei dessa mistura, vai ser muito rico esse contato.
A Autónoma fica fora de Barcelona, em Bellaterra. É um lugar muito bonito, entre montanhas e muitas árvores, que ainda vou descobrir as espécies, bem diferentes da vegetação do Cerrado que estou acostumada...
Hoje fui lá pra levar a documentação da minha matrícula e procurei o Serviço de Idiomas. É que por onde ando, escuto as pessoas falarem mais em catalão do que em espanhol, e é horrível não entender nada. De imediato me matriculei no curso de Catalão para estrangeiros e meia hora depois já assisti à primeira aula.
Sabe, pela primeira vez entendi um pouco do catalão que o professor falava. Ele explicou que o idioma é muito parecido com outras "lenguas románicas". E é verdade. Cada aluno traduziu um texto catalão para sua língua de origem: português, italiano, espanhol, francês. Até fiquei mais tranquila, acho que vou aprender.

5 comentários:

Marilyn disse...

Pronto, já está adicionada no Google Friend Connect e devidamente linkada*, amiga blogueira! :)
Pensei que só Vanessa e eu tivéssemos essa mania de página pessoal, mas você está se saindo muitíssimo bem, Lica!
.
Lindo lugar, aproveite bastante! Ah, mandei uma DM (direct message) pra você, recebeu? (Twitter).
.
Beijo!

Liana Aguiar disse...

Marilinha, recebi suas mensagens, sim, mas não sei respondê-las como direct message... Ainda não estou tão "conectada" como vc, mas eu chego lá. Obrigada pela força. Beijos.

Vanessa disse...

Lilica, que lugar lindo! Já estou apaixonada por Barcelona, e pelo visto você também, rs... Cada dia tenho mais orgulho de ti, juro! Aprender catalão não é para qualquer um, fia! Imagino como você deve estar feliz, queria estar junto acompanhando cada momento! Aproveite mesmo! Sua profissão agora é "estudante", aprenda tudo que puder e desejar... Beijo.

Unknown disse...

Guria presta atenção, e aprende logo esse catalão, pq com o espanhol tu já está arrasando...parabéns gata...muito orgulhosa d ti

Prissa Thársyla disse...

arrase no catalão...saudades de ti :D