segunda-feira, 8 de março de 2010

Neve

Neve na cidade!

Passeig de Gràcia

Minha rua, Carrer de la Fraternitat

Carrer Josep Torres

Torrent de L'Olla

Plaça de Vila de Gràcia

Ui, que frio!

Era uma simples caminhada matinal ao mercadinho perto de casa, quando vi uns pontinhos brancos caindo do céu. "Está nevando?!", espantou-se uma senhora na saída do mercado. Sim, estava. A nevada em Barcelona pegou todo mundo de surpresa hoje. Dizem que desde 1985 não nevava assim. Se os nativos ficaram surpresos, imaginem eu, um calango do Cerrado que nunca tinha visto neve. E a 13 dias de acabar oficialmente o inverno, já imaginava ser impossível vê-la este ano.
Passei o dia entretida com a neve. Pela janela do apartamento, observava o fenômeno. Os vizinhos do prédio em frente também. Andei pelo bairro de Gràcia, e o que mais se via era gente fotografando o momento. Uma jovem oriental deixou de lado o guarda-chuvas para sentir a neve e estava maravilhada, como eu estava.
Na minha rua, as crianças brincavam, faziam guerra de bola de neve. Eu também me sentia como uma criança e só não brinquei de bola de neve porque tinha de proteger meu equipamento fotográfico. E foi uma dificuldade fazer fotos... Além de estar com as mãos e pés congelando - apesar das luvas e das botas -, estava complicado manusear a câmera e segurar o guarda-chuvas para não molhar a máquina. Uma missão impossível. Mas sem problemas, afinal, tudo era diversão.
As aulas nas escolas e universidades foram suspensas. Na praça da Vila de Gràcia, várias crianças - e adultos - brincavam. "Filha, não é pra chupar", disse uma mãe à garotinha encantada pela neve. Depois de ver a beleza que estava o Passeig de Gràcia, voltei à casa. Aleixa chegou mais cedo e tomamos chocolate quente com churros, como manda a tradição catalã.
Uma repórter da TV disse que muita gente ligaria para um amigo e perguntaria: "posso dormir na sua casa hoje?". É que os serviços de trem e ônibus também estavam suspensos. Bom, recebemos uma amiga da Aleixa, que não tinha como voltar pra casa.
Os telejornais só falavam do caos proporcionado pela nevada. Eu vi maravilhada este dia único. E dormi como uma criança em noite de Natal.

7 comentários:

Marjorie Avelar disse...

Amiga, as fotos ficaram lindas... Mas o que disse sobre o período que não nevava do jeito que está nevando por aí, não é novidade pra mim... O ano de 2010 está sendo marcado por "mudanças" climáticas seríssimas: terremotos no Haiti, Chile e outros países, enchentes no Brasil e tudo mais... O que o homem tomou da naturez, ela está cobrando agora... Fora a minha "filosofia de botequim", divirta-se!

Deli disse...

A sensação do momento, picolé carabisokvisk, ganha até da sorveteria do didi, da-lhe muja....rsrsr

Deli disse...

A sensação do momento, picolé carabiskolvisk, ganha até da sorveteria do didi, da-lhe muja....rsrsr

Vanessa disse...

Que lindo, Lilica! Só agora consegui deixar recadinho, afe, rs... Aproveite a neve por você e por mim! A calanga aqui também nunca viu neve, rs... Beijo.

luizano disse...

Não pode chupar, mas pode por na caipiroska???

Shirlei Costa disse...

Imagino sua cara de boba!! rs... uito massa! A melhor coisa que vc poderia ter feito ao ir para o outro lado do oceano foi criar esse blog, viu! Mata uma saudade danada!

Bjins,

Luiz Humberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.