terça-feira, 2 de março de 2010

Calçotada

Camel (egípcio) prova um calçot

Preparação da calçotada

Ritual para comer: tira a casca assada do calçot

Mas tira tudo, hein? (A outra ali se acaba de rir)

Depois de colocar a salsa romesco, o calçot entra goela abaixo

Com o creme (no copo), o calçot é até gostoso

Calçots em folhas de jornal. Olha a lambança...


Após vários amigos no Brasil me perguntarem o que é calçot, por causa de posts passados, fiz um registro pra tentar explicar esse prato típico da Catalunya. No mesmo evento dos Castellers del Poble Sec (post anterior), havia a calçotada popular. Na Plaça del Sortidor, pessoas de várias idades se reuniram para comer essa espécie de cebola.
O calçot é assado e embrulhado em folhas de jornais (pra terminar de cozinhar com o próprio calor). A hora de comer é uma lambança só. Come-se com a mão, então pensem como ela fica pretinha... A salsa romesco (um creme com alho, tomate, avelã, vinagre, pão e outros condimentos) é uma delícia.
Para completar a calçotada no Poble Sec, acompanharam linguiça, pão, batata assada, creme de alho e vinho. Comi demais. E não fiz nenhuma foto minha, claro. Nada de registrar minha própria lambança, OK?

4 comentários:

Unknown disse...

Eita, o povo aí faz a maior confusão pra comer essa cebola, mas se você diz que é gostoso eu acredito.

Karine disse...

Meu Deus, na hora que vi o careca segurando o fiapo de trem branco, lembrei da piada da enguia. Pode ser gostoso do tanto que for, ninguém me faz comer um troço desse que parece uma serpente descascada.

Liana, tá decepcionando a nação tocantinense, vai para Zoropa comer esse tipo de coisa! Cadê a fêmea raiz do Toca, com o chambari acompanhado pelo molho de pequi?

Abraços

luizano disse...

Esse ai, eu passo.
Bleargh!!!!
=(

Anónimo disse...

Eu gostei!!!!!!!!Se não for gostoso, pelo menos é engraçado. Pensa numa bagunça...rsrs