quarta-feira, 31 de março de 2010
Praia
segunda-feira, 29 de março de 2010
Principado de Mônaco
Côte d'Azur
Nice - França
quarta-feira, 24 de março de 2010
Bàsic
segunda-feira, 22 de março de 2010
Feijoada & Samba
Rambla de Mar
sábado, 20 de março de 2010
Paella
Se tem uma coisa que aprendi a gostar aqui foi a paella. Quem me conhece bem, sabe que não sou fã de arroz branco, sempre digo que o arroz tem que ter algum sentido no prato (risos). Então, com bons ingredientes, nada como uma "maria isabel" (Tocantins), uma "panelinha" (Goiás) ou uma paella (Espanha). E esta, tenho provado de vários sabores, de mariscos, de frango, mista... Quinta-feira passada, eu e o Xavi achamos uma boa paella, no restaurante Nou Candanchú, na Plaça de Vila de Gràcia.
Até minha professora do Master já me explicou como se prepara esse prato típico espanhol. Agora só falta aprender a cozinhar, pra fazer pr'os meus amigos no Brasil. Principalmente pr'o meu primo Netto, que agora mesmo está lá em casa, em Brasília, fazendo uma "paella à nordestina". Hummm, com produtos brasileiros, deve estar uma delícia.
Carro
segunda-feira, 15 de março de 2010
Almoço grego
domingo, 14 de março de 2010
Cineminha
Uma sessão de cinema pede um lanche do McDonald's, certo? Errado, aqui em Barcelona. Sexta-feira fui com o Xavi na sala Lauren Universitat, na Carrer Pelai, para vermos Shutter Island. E eu, pra variar, dando rata... Fomos à lanchonete, como faltavam poucos minutos para começar o filme, pedi o lanche "para levar". Xavi não entendeu, mas também não questionou. Só na rua eu descobri que não poderíamos comer dentro da sala. Aqui não se pode entrar com lanche de outros lugares. Como não? Fazia muito isso em Brasília com a Karina - comprávamos um McDonald's e comíamos vendo filme. É, acho que às vezes me esqueço de que estou em outro mundo e que os costumes aqui são outros... Bom, no fim das contas, tivemos de nos sentar numa pracinha para comer (foto).
Uma curiosidade: como aqui se traduz tudo para o catalão, os lanches se chamam, por exemplo, McPollastre (McChicken). Só para ser diferente... Outra coisa: os recomendo o filme de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio. Muito bom.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Neve
Era uma simples caminhada matinal ao mercadinho perto de casa, quando vi uns pontinhos brancos caindo do céu. "Está nevando?!", espantou-se uma senhora na saída do mercado. Sim, estava. A nevada em Barcelona pegou todo mundo de surpresa hoje. Dizem que desde 1985 não nevava assim. Se os nativos ficaram surpresos, imaginem eu, um calango do Cerrado que nunca tinha visto neve. E a 13 dias de acabar oficialmente o inverno, já imaginava ser impossível vê-la este ano.
Passei o dia entretida com a neve. Pela janela do apartamento, observava o fenômeno. Os vizinhos do prédio em frente também. Andei pelo bairro de Gràcia, e o que mais se via era gente fotografando o momento. Uma jovem oriental deixou de lado o guarda-chuvas para sentir a neve e estava maravilhada, como eu estava.
Na minha rua, as crianças brincavam, faziam guerra de bola de neve. Eu também me sentia como uma criança e só não brinquei de bola de neve porque tinha de proteger meu equipamento fotográfico. E foi uma dificuldade fazer fotos... Além de estar com as mãos e pés congelando - apesar das luvas e das botas -, estava complicado manusear a câmera e segurar o guarda-chuvas para não molhar a máquina. Uma missão impossível. Mas sem problemas, afinal, tudo era diversão.
As aulas nas escolas e universidades foram suspensas. Na praça da Vila de Gràcia, várias crianças - e adultos - brincavam. "Filha, não é pra chupar", disse uma mãe à garotinha encantada pela neve. Depois de ver a beleza que estava o Passeig de Gràcia, voltei à casa. Aleixa chegou mais cedo e tomamos chocolate quente com churros, como manda a tradição catalã.
Uma repórter da TV disse que muita gente ligaria para um amigo e perguntaria: "posso dormir na sua casa hoje?". É que os serviços de trem e ônibus também estavam suspensos. Bom, recebemos uma amiga da Aleixa, que não tinha como voltar pra casa.
Os telejornais só falavam do caos proporcionado pela nevada. Eu vi maravilhada este dia único. E dormi como uma criança em noite de Natal.
domingo, 7 de março de 2010
Papo futebolístico