quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Reciclagem

Lixeiras para material reciclável, no Passeig Joan de Borbó

Admiro a conscientização ambiental das pessoas em Barcelona. O destaque são as lixeiras para material reciclável. É tudo separadinho para plásticos, metais, vidros etc. E há várias pela cidade (foto). A facilidade da coleta seletiva faz com que cada morador separe seu lixo, um modelo de limpeza urbana que deveria servir exemplo para outras cidades.
Além disso, cada bairro tem um dia da semana para quem quiser se livrar de móveis e eletrônicos velhos. Como esse material fica algumas horas na rua, muita gente pega algo para aproveitar em casa. Também se pode agendar com o Ayuntamiento (prefeitura) para vir buscar cama, sofá, qualquer tranqueira. Como já disse aqui no blog, sacola de plástico em supermercado só se você pedir - e em alguns casos pagar -, então a maioria dos clientes já leva de casa. Pequenas ações que fazem a diferença para o meio ambiente.
Agora falta aos fumantes daqui aprenderem sobre limpeza urbana. Assunto que merece um post à parte...

2 comentários:

Vanessa disse...

Ai, sou suspeita para comentar... Ultimamente esse assunto muito me interessa! Vi uma reportagem sobre a coleta de lixo em Barcelona e fiquei encantada com o sistema subterrâneo a vácuo... Realmente é exemplo mundial, putz... Andam prometendo fazer o mesmo no Setor Noroeste! É esperar pra ver, né?

Karine disse...

Fazer a coleta seletiva não é mais uma questão apenas de consciência, mas de extrema necessidade, pois não há espaço no mundo para tanto lixo. Aqui em Goiânia foi iniciado o sistema de coleta ano passado, mas eu nem sei se continua. A adesão das pessoas foi tão inexpressiva, que parecia ser vergonhoso separar o lixo, quando deveria ser o contrário.

Achei o trabalho dos catalães, o máximo.

Abs