quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Veneza - Transporte

Embarcações na Bacia de San Marco

Um cruzeiro passa por San Marco

Tradicionais gôndolas

Uma estação do transporte público coletivo (vaporetto)

Lanchas da polícia

Táxi aquático

Para se deslocar em Veneza e arredores, a melhor (e em alguns casos única) opção é a via aquática. No centro histórico da cidade, não há um carro sequer. E, por incrível que pareça, está proibido andar de bicicleta nas ruas. As lanchas da polícia e ambulâncias chamam a atenção quando passam. Como também impressionam os cruzeiros que cortam a Bacia de San Marco. Para os passeios mais curtos no centro histórico, estão as tradicionais gôndolas, para os casais e turistas que querem e podem desembolsar cerca de 30 euros por pessoa.
Para irmos até o Palace San Clemente, que é uma ilha onde estávamos hospedados, tínhamos de pegar um barco privado do hotel – felizmente, incluído nas diárias. Em Veneza, também há a opção do táxi aquático, que é caro, com preços comparados a de limusine. A sorte é que também tínhamos o serviço de táxi incluído no hotel, e pudemos ir até as ilhas de Murano e de Burano. Não fosse assim, não pagaríamos os mais de 120 euros por viagem.
Veneza tem um ritmo de vida cotidiana um pouco diferente do que estamos habituados, do corre-corre do trânsito das grandes cidades. Em muitos trechos dos canais, a velocidade máxima permitida é de 5 km/h – a maior que eu vi foi de 20 km/h. Levamos 1 hora e 15 minutos de vaporetto, o "ônibus", de San Marco até o aeroporto Marco Polo (a um preço mais em conta, 15 euros). Uma segunda alternativa seria ir em trem, mas a demora seria praticamente a mesma e teríamos de pegar um barco até a estação ferroviária do mesmo jeito. O certo é que, em Veneza, só a quem tem dinheiro está permitido ter pressa.

2 comentários:

Vanessa disse...

Continuo tentando entender Veneza, rs... ;)

Liana Aguiar disse...

Hehehe. Tem de olhar um mapa, aí vc vai entender que são pequenas ilhas ligadas por pontes ou transporte aquático. Lugar lindo e único. =)