domingo, 18 de dezembro de 2011

Mundial de Clubes

Font de Canaletes, local tradicional de comemorações do Barça

Torcedores culés nas Ramblas

E o Barça é campeão do Mundial de Clubes sobre o Santos. Um jogo espetacular para Messi e companhia, tudo muito lindo, mas acho que vou decepcionar um pouco os amigos que esperam que eu fale que houve uma super festa para comemorar o título. Não, não houve.
Primeiro, com a desculpa do horário do jogo (domingo, às 11h30), os amigos não se reuniram para vê-lo. Quando é um jogo da Liga dos Campeões, já se reservam lugares semanas antes em um bar onde já se tem mesa cativa. Eu e Xavi fomos a um boteco de tapas em Sants, onde poucas pessoas viam o jogo. A maioria estava ali para tomar o café da manhã, ler um jornal, escrever no laptop, menos torcer para o Barça.
Segundo, a festa de comemoração foi frustrante. A fonte de Canaletes (fotos), nas Ramblas, é onde tradicionalmente os torcedores se reúnem para celebrar vitórias importantes e títulos do Barça. Hoje, havia poucas pessoas. Só para comparar, no fim de semana passado, milhares de culés tomaram as ruas em torno da fonte para comemorar uma vitória do Barça sobre o Real Madrid, em um clássico normal dentro da temporada do campeonato espanhol. Para ser um título mundial, fiquei um pouco decepcionada. Tenho certeza de que se o Santos ou qualquer outro time brasileiro o tivesse ganhado, a festa e a alegria dos torcedores seriam muito mais expressivas.
Para os culés, os jogos mais comemorados são, nesta ordem: título da Liga dos Campeões, título do Campeonato Espanhol, uma vitória sobre o Real Madrid. Depois, talvez, o Mundial de Clubes, que aqui eles chamam de Mundialito – o que até hoje não entendo o porquê.
Garanto que o Xavi está muito feliz, mas esperava mais festa (fomos duas vezes a Canaletes e, na segunda vez, só havia meia dúzia de bêbados). Há dois anos, ele viajou sozinho para ver a final do Mundial em Abu Dhabi. Sabe e reconhece a importância do título. Mas nem todos os torcedores o valorizam tanto. O clube, sim, os culés em geral, menos. Uma pena. Mesmo assim: Felicitats, Barça!

1 comentário:

Vanessa disse...

O Esporte Espetacular fez um link ao vivo nesse tal lugar das comemorações, bem vazio, rs... Dava para ver que o pessoal não estava muito interessado em jogo do Barça, apenas vivendo normalmente a manhã de domingo! Aqui também não rolaram grandes comemorações, mas as torcidas foram grandes! ;)