quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Desfile de Reis passa pela na Plaça Catalunya

Multidão de crianças e adultos

Detalhe de carro


Carro que representa os correios

Bolinha de sabão, no carro feito de material reciclável

Rei Belchior

Rei Gaspar

Rei Baltasar

Dia de Reis na Espanha é feriado. E um feriado muito especial, principalmente para as crianças. Elas não dão muita bola para o Papai Noel, porque são eles, Gaspar, Belchior e Baltasar, os Três Reis Magos, que trazem os melhores presentes.
Na véspera do feriado, há desfile dos Reis Magos em várias cidades espanholas. Em Barcelona, eles saíram do Parc de la Ciutadella e fizeram um trajeto longo até o Montjuïc. Eu e Ana Flávia fomos até a Plaça Catalunya para ver essa muvuca de perto. Acho que nunca havia visto a praça tão cheia.
São outros costumes, mesmo. É para os Reis Magos do Oriente que as crianças escrevem cartinhas. É para eles que elas garantem que se comportaram bem no ano que passou.
O desfile me passou uma mensagem mais comercial que religiosa. Presentes, presentes e presentes. Mesmo assim, foi bonito ver a emoção das crianças quando viram os Reis.

1 comentário:

Karine disse...

Coloca diferença nisso!!! Enquanto nos EUA o papai Noel é o Santa Klaus, no Brasil as crianças nem sabem quem são os reis magos. Folia é coisa do passado, mas que eu adoro. Gosto de tudo, das comidas e das músicas, pena que essa tradição está morrendo, gostaria que permanecesse, mesmo que fosse com um apelo comercial como ocorre aí em Barcelona. Abs.