domingo, 7 de agosto de 2011

Fim das férias

Com Wanessa, Luana, Karina e Lillian, em uma cachoeira de Pirenópolis

Xavi com uma "panelinha", em Piri

As férias já acabaram, mas eu precisava fazer mais post sobre algumas observações do Xavi durante a viagem ao Brasil. Invertemos os papéis, porque durante todo o ano, sou eu que estou sempre comentando o que é novo ou diferente para mim. Abaixo, faço um resumo das curiosidades para ele.
  • Os europeus, em geral, parecem que bebem mais café que os brasileiros. No calor, os espanhóis tomam café até com gelo, o que nos soa estranho. Em vários lugares, o Xavi pediu café com gelo, e os garçons sempre faziam cara de espanto. Em um bar no Guaraí, ele pediu um cortado (um pingado), logo depois de tomarmos cerveja. O dono do bar veio até a mesa para conferir se o garçom tinha entendido bem o pedido.
  • Xavi comeu tanto arroz e feijão, que já não aguentava mais. Acha estranho brasileiro comê-los todo dia (risos).
  • Ele também nunca tinha ido a um restaurante de comida a quilo - aqui na Espanha não é comum (pelo menos eu nunca vi um). Em um restaurante no Rio, ele se empolgou com a sobremesa, encheu um prato e não deu conta de comer tudo (risos). Ah, ele também "se acabou" em uma churrascaria com rodízio. Aqui não tem essa fartura de carne! E não se acostumou ao horário das refeições, acha cedo demais. Na Espanha, o almoço é servido às 14h, 15h, e o jantar, às 21h, 22h.
  • Adorou a cerveja de litro. Aqui, as cervejas são mais individuais, long neck. A única a litro é uma que só se acha em supermercados - e tem qualidade duvidosa.
  • Isto ele pediu para eu escrever: achou diferente os banheiros com lixeira. Aqui, a maioria dos banheiros não tem, vai tudo na descarga... E as duchas pregadas na parede também foram novidade para ele. Aqui, não se usa chuveiro elétrico (são aqueles chuveirinhos e a gás).
  • Disse que nunca viu tanta barbeiragem no trânsito como em Goiás... Mas isso eu já sabia (risos). Achou estranho os carros serem movidos a etanol. Na Europa, a maioria é a diesel ou a gasolina.
Mas Xavi garante que gostou muito do Brasil, divertiu-se muito com as novidades e com a hospitalidade dos brasileiros. E os dois concordamos que um dos pontos altos das férias foi a viagem a Pirenópolis (fotos). Com certeza, ele voltou do Brasil com um gostinho de quero mais. E eu fico muito feliz por isso.

5 comentários:

Anónimo disse...

xi,xi y los badenes en las carreteras generales tambien son una cosa muy rara :P

Xavi

luizano disse...

tradução por favor, rsrsr

Vanessa disse...

Aperta a tecla SAP aí, Lilica, rs...

Liana Aguiar disse...

Xavi disse que "os quebra-molas nas rodovias [estaduais e federais] também são uma coisa muito estranha"... Rs. Eu expliquei pra ele que só existem nos perímetros urbanos, pra reduzir a velocidade. Mesmo assim, vai pra lista de coisas estranhas pra ele. Rs.

PSALVES disse...

Liana,
Parabéns pelo Niver e pelo presentão que ganhou: o Xavi. Gostamos muito dele e as fotos ficaram ótimas.
Espero que venha comer chambari conosco nas próximas férias.
Um grande beijo e muita saúde, paz, alegria.
Pedro.