quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Férias - Bahia

Momento de vento forte (Morro de São Paulo)

2ª Praia (Morro de São Paulo)

Off road (Garapuá)

Lambreta (Garapuá)

3ª Praia (Morro de São Paulo)

Barcos de excursões a Gamboa (Morro de São Paulo)

Praia deserta (Ponta do Curral)

Xavi e eu (Ponta do Curral)

Mariscada baiana (Praia de Gamboa)

Vila e 1ª Praia (Morro de São Paulo)

Chá de panela da Shirlei (Salvador)

Pelourinho (Salvador)

Xavi com as baianas, no Pelourinho (Salvador)

Mercado Modelo e Forte São Marcelo (Salvador)

Fitinhas do Senhor do Bonfim (Salvador)

Igreja do Senhor do Bonfim (Salvador)

Ponta de Humaitá (Salvador)

Com Shirlei (Salvador)

Passamos a última semana das férias na Bahia. Depois de provar acarajé com a Shirlei e o Danilo em Salvador, acordamos cedo para pegar um barco rumo a Morro de São Paulo. Tomamos um "dramin" (essencial para uma viagem marítima de quase 3 horas) e partimos para essa ilha encantadora e cheia de "gringos".
Fizemos algumas excursões. A primeira, off road, foi até a pequena vila de Garapuá. A praia ali é deserta - pena que a maré estava muito alta. Aliás, como é inverno, tivemos momentos de vento forte e chuvas passageiras. Menos mal. Também pudemos fazer um passeio de barco até a praia de Gamboa. Nessa excursão, paramos na Ponta do Curral, mergulhamos em um banco de areias e tomamos um banho terapêutico de argila. O negócio é poderoso!
Xavi, como bom catalão que é, matou todas as suas vontades comendo mariscos, como a lambreta. Até eu me rendi à mariscada baiana, na praia de Gamboa, que estava uma delícia.
De volta a Salvador, eu e Xavi quase enlouquecemos no Mercado Modelo. Muito artesanato e produtos típicos que nos encantaram e nos deixaram bem mais pobres (risos).
Visitamos o Pelourinho e entramos na Fundação Casa de Jorge Amado. As baianas, espertas, nos cobraram 20 reais por uma foto. Aliás, os ambulantes identificam os turistas de longe e tentam levar vantagem em tudo, até no preço da água mineral. Não dá nem pra dizer que isso é coisa de baiano, porque isso acontece em qualquer lugar turístico do mundo.
Achei lindos o Farol da Barra e a Igreja do Senhor do Bonfim, com suas tradicionais fitinhas coloridas que trazem em si os pedidos de milhares de fiéis.
A visita a Salvador tinha um motivo especial, o chá de panela da minha amiga Shirlei. Com a família dela, aprendemos um pouco mais da cultura baiana. Até sarapatel, fizeram o Xavi comer. Só não sei dizer se o catalão gostou (risos).