sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia de Sant Jordi

O cartaz anuncia "uma rosa para a sua amada"

Cobla de Sant Jordi

Dia do livro, dia de desconto

Autores dos livros vão às ruas para dar autógrafos

Rosa azul!

23 de abril deveria ser feriado na Catalunya. É uma data de uma festa muito bonita aqui, Diada de Sant Jordi (São Jorge), patrono da Catalunya. Diz a lenda que o cavalheiro Jordi matou o dragão com sua espada para salvar a princesa. Do sangue do dragão, nasceu um roseiral, de onde o cavalheiro tirou uma rosa e lhe deu à princesa. Portanto, a data é considerada também dia dos namorados. Por isso, a tradição catalã diz que os homens devem presentear suas amadas com uma rosa. E, como também é dia do livro, as mulheres presenteiam seus amados com obras literárias.
Saí pela manhã para ver Barcelona em dia de Sant Jordi. Em cada esquina de Gràcia, havia gente vendendo rosas e livros. Fui à Rambla de Catalunya (fotos), um dos pontos tradicionais da festa. Logo no início, já me deparei com uma orquestra, Cobla de Sant Jordi, e vários grupos fazendo uma dança de roda (foto 2). Por toda Rambla de Catalunya, havia várias bancas de rosas, e as livrarias davam descontos de 10%, em média. E vi muita, muita gente na rua! Entre os vendedores havia de tudo. Além do pessoal que quer manter a tradição, havia até turmas de faculdade vendendo rosas e livros para pagar a festa de formatura ou para pagar o acampamento de férias...
A maioria dos arranjos das rosas levam a bandeira da Catalunya (amarela e vermelha). Xavi me deu as rosas e explicou o significado de suas cores: vermelha é amor, amarela é amizade. "E a azul?", quis saber. E ele: "Azul é Barça" (risos).

3 comentários:

Vanessa disse...

Ai, que lindo! Amei o dia de Sant Jordi... Amor com flores e livros! Quer coisa mais bacana? E o mais lindo de tudo foi o Xavi te dando o mimo, rs... (olhar mole, como diz a Wan) =)

Ah... Tu destes um livro para meu novo amigo Xavi, né? Rum! E outra: o comentário sobre futebol fechou o gesto com chave de ouro, rs... Beijo!

Liana Aguiar disse...

Craaaaaro que eu dei um livro a ele. Tudo como manda a tradição. ;)

Deli disse...

Snif, snif.... sou emotiva!!rsrs