quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NIE

Avenida Meridiana

Recomecei há um mês a saga para renovar meu NIE, a identidade de estrangeiro que vive na Espanha. A minha, de estudante, tem validade de um ano apenas (depende da duração do curso), então tenho de renová-la. O trâmite tarda uns dois ou três meses. Hoje, em uma unidade da Extranjería na Avenida Murcia, perto da Meridiana, fui levar documentos que faltavam – a carta de aproveitamento do ano anterior e a matrícula deste ano. O fiscal, um senhor simpático, comentou comigo: "Ah, você é estudante, vai ser atendida rapidinho. Estudante tem muitos direitos". "O que? Estudante não tem direito a nada aqui!", disse eu, pensando em um contexto mais amplo. E ele: "Pois aqui na Extranjería, tem, sim"... E continuou me falando que outros tipos de solicitação demoram muito mais.
Eu já ouvi relatos e posso imaginar a dificuldade para quem pede residência, autorização de trabalho, reagrupamento familiar, cidadania etc. Mas tudo o que eu tenho lido sobre quem tem autorização de estadia por estudos (meu caso) me leva a crer que isso vale pouco. Por exemplo, dificilmente serve para assinar um contrato de aluguel. E o tempo de moradia como estudante não é contabilizado para o estrangeiro que quer pedir cidadania – só contabiliza o tempo de quem tem visto de trabalho, quem se casa, quem é filho ou neto de espanhol etc.
Enfim, não concordo muito com o guarda da Extranjería. Quem me dera se as coisas para estudante fossem um pouco mais fáceis aqui...

3 comentários:

luizano disse...

Cidadania é?? e só casando é??? sei.....

luizano disse...

Brincadeira, rsrsrs

Liana Aguiar disse...

Hahahaha. Ai, Lu. Um visto de trabalho já seria de bom tamanho. Mas eu não posso pedi-lo agora, por causa da bolsa de estudos. :p