segunda-feira, 28 de março de 2011

Arenas

Arenas de Barcelona

Uma das vistas do terraço do shopping: Plaça Espanya, Torres Venecianas e Montjuïc

O fim de semana foi mais movimentado que o normal na Plaça Espanya com a inauguração do Arenas de Barcelona, centro comercial construído na antiga arena de touradas. O palco de uma tradição rejeitada na Catalunha se transformou no mais novo paraíso do consumo. Foram mais de oito anos de obras, e o resultado é um belo cartão postal da colorida Barcelona.
Os arquitetos mantiveram a fachada da arena e abriram um terraço ao público, de onde se tem vistas magníficas da região de Sants-Montjuïc. De lá de cima, pode-se ver, por exemplo, a Plaça Espanya, as Torres Venecianas de Barcelona, a Fira e o Parc de Montjuïc, o Museu Nacional d'Art de Catalunya, a Fonte Mágica e o Anillo Olímpico (todos na foto 2).
O Arenas vai ser minha nova opção para os (poucos) dias de fartura e compras, porque está a uns 10 minutos de casa, a pé. Lá também está o Museu do Rock, que quero ir visitar em breve.
A Catalunya é a primeira província espanhola a proibir a prática das corridas de touro. A lei, aprovada no ano passado, entrará em vigor em 2012. E eu faço coro com os catalães: abaixo as touradas!