Os espanhóis estão indignados e querem ser ouvidos aqui e em todo o mundo. Desde o último domingo, 15 de maio, milhares de manifestantes, a maioria jovens, se reúnem na Puerta del Sol (#acampadasol), em Madrid, para mostrar toda sua indignação. O movimento nasceu nas redes sociais, Tuenti (o mais famoso aqui), Facebook e Twitter (sob as hastags #spanishrevolution e #15m). Não tardou para que jovens, trabalhadores, desempregados, aposentados de outras cidades da Espanha, como Barcelona (#acampadabcn), também aderissem à campanha.
Os protestos tem motivos variados: por exemplo, contra o aumento do desemprego e os sucessivos cortes dos últimos meses, que os catalães chamam de "retallades". A ideia é resistir até domingo, 22 de maio, dia das eleições municipais em todo o país. Mas este sábado, por ser véspera de eleição, a justiça eleitoral quer proibir reuniões públicas. Os manifestantes garantem que farão uma resistência silenciosa e pacífica. Então vamos ver o acontece nas próximas horas. Apóio totalmente as manifestações, porque o que todos queremos é uma "democracia real já".
4 comentários:
Uhha a mulher já trata como espanhola! E olha que era ela que ficava forçando a minha naturalidade do Pedro Afonso.
Brincadeiras à parte a democracia deve imperar sempre.
Abraços.
Imagina, não sou espanhola mesmo. Apenas entendo e apóio essas manifestações. A referência a "nós" no final do texto é mais global. ;)
E nós duas somos de Pedro Afonso. Tá nas raízes, no sangue e no coração. Rs.
Tá ai um tipo de manifestação que é a minha cara: todo mundo quietinho, acampado e, principalmente: parado.
Esse negócio de passeata né comigo não!!!!
Hahahaha. Ai, Lu. Verdade. Tb gostei do estilo. Rs.
Enviar um comentário