Não deu. Apesar de toda a campanha que o clube fez, o Barça não conseguiu se classificar para a final da Liga dos Campeões. Uma pena, porque os torcedores fizeram uma festa bonita para motivar o time. Pouco a pouco, vou entendendo a paixão dos torcedores do Barça, chamados de culés. Desde a manhã de ontem, o clima na rua era de final de campeonato. Às seis da tarde, na Avenida Diagonal e no Passeig de Gràcia, por exemplo, o buzinaço já havia começado. Os bares estavam lotados de torcedores, e, pela TV, vi a festa linda que os culés fizeram no Camp Nou. Mas não foi dessa vez. Uma pena mesmo!
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Jornal
Gostei da aula de Ciberjornalismo de ontem. Fomos à Avenida Diagonal, onde visitamos a redação do jornal La Vanguardia, um dos mais tradicionais da Catalunya (tem 130 anos). O diretor da edição digital, o jornalista Enric Sierra (na foto 2, de azul), foi quem nos apresentou o diário. Ai, me bateu uma saudade de trabalhar numa redação...
domingo, 25 de abril de 2010
Churrasco
Xavi foi devidamente apresentado ao churrasco brasileiro. Primeiro na noite de Sant Jordi, quando fomos jantar no El Rodizio. É um restaurante brasileiro na Consell de Cent, que também oferece alguns pratos da Catalunya, para atender ao público variado. Xavi até provou de uma autêntica caipirinha, feita de 51, que estava uma delícia!
Ontem, foi a vez de irmos a uma festa de aniversário de dois amigos da Patu, na casa dela. Com direito a churrasco e uma deliciosa feijoada. Aliás, a melhor feijoada que já comi aqui, afinal foi feita por uma brasileira, que até encontrou carne seca aqui. Claro que já peguei o endereço do mercadinho argentino, pra ver se acho também. É que estou morrendo saudade de um prato de "maria isabel"...
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Dia de Sant Jordi
23 de abril deveria ser feriado na Catalunya. É uma data de uma festa muito bonita aqui, Diada de Sant Jordi (São Jorge), patrono da Catalunya. Diz a lenda que o cavalheiro Jordi matou o dragão com sua espada para salvar a princesa. Do sangue do dragão, nasceu um roseiral, de onde o cavalheiro tirou uma rosa e lhe deu à princesa. Portanto, a data é considerada também dia dos namorados. Por isso, a tradição catalã diz que os homens devem presentear suas amadas com uma rosa. E, como também é dia do livro, as mulheres presenteiam seus amados com obras literárias.
Saí pela manhã para ver Barcelona em dia de Sant Jordi. Em cada esquina de Gràcia, havia gente vendendo rosas e livros. Fui à Rambla de Catalunya (fotos), um dos pontos tradicionais da festa. Logo no início, já me deparei com uma orquestra, Cobla de Sant Jordi, e vários grupos fazendo uma dança de roda (foto 2). Por toda Rambla de Catalunya, havia várias bancas de rosas, e as livrarias davam descontos de 10%, em média. E vi muita, muita gente na rua! Entre os vendedores havia de tudo. Além do pessoal que quer manter a tradição, havia até turmas de faculdade vendendo rosas e livros para pagar a festa de formatura ou para pagar o acampamento de férias...
A maioria dos arranjos das rosas levam a bandeira da Catalunya (amarela e vermelha). Xavi me deu as rosas e explicou o significado de suas cores: vermelha é amor, amarela é amizade. "E a azul?", quis saber. E ele: "Azul é Barça" (risos).
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Conferência
Quando vou a lugares inéditos, como ontem, me dou conta do quanto falta em Barcelona para eu conhecer. À tarde, fui assistir a uma mesa redonda sobre internet e educação, no Cibernàrium, no Parc Tecnològic Barcelona Nord (Carrer Marie Curie). Nunca tinha andado pelas bandas do metrô Llucmajor. Gostei dos arredores: tranquilo e com muita área verde pra criançada brincar. E eu, feliz, em meio a tantos educadores e comunicadores: estava "em casa".
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Fotografia
Terminei hoje o curso de Fotografia Geral 1, na escola Ruido Photo. Com as técnicas que aprendi, já dá pra fazer uns cliques legais de Barcelona - e das próximas cidades que vou conhecer. Depois da apresentação do trabalho final, fizemos uma foto da turma e da professora em frente à escola, na Barceloneta. Ou melhor, fomos para a frente da casa de uma simpática senhorinha, que quis entrar na foto. Então, sorriam: clackt!!!
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Megataverna
Descobri um boteco novo! No sábado, depois de vermos o jogo (sem graça e sem gols) do Barça, no bar do Miguel, e de comermos pizza pelo Sant Andreu (foto 1), fomos ao L'Ovella Negra, uma megataverna no Poble Nou. Ou seja, o bar é enorme (2.000 metros quadrados), com vários ambientes. A decoração é rústica e alternativa, uma bebida barata, um rock'n roll na vitrola e muita gente interessante. Ficamos na área de jogos, onde curtimos umas partidinhas de totó (que eles chamam aqui de futebolín). Simplesmente a-d-o-r-e-i o bar. Meus amigos de Goiânia também iam amar o "botecão", principalmente a Lourdes, a Lídia, a Wan e a Lillian. As gatas iam arrasar ali.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Temporada de praia
Fim de semana de sol em Barcelona. Saí para ir à aula de Fotografia no sábado e já no metrô senti e vi a mudança de clima. Fazia muito tempo que não via as pessoas de chinelo, camiseta, trajes de banho. Minha aula era na Barceloneta, onde vi uma quantidade enorme de pessoas seguindo para a praia. Dei uma escapada para conferir de perto: praia cheia (e com muitos gringos branquelos... risos). Ainda faz um ventinho frio, mas já imagino como deve ser a temporada de praia aqui: sempre lotada, ou melhor, uma farofada só (risos). Mesmo assim, estou precisando disso: uma cervejinha gelada, um peixe frito e o pé na areia. O Masó vai me entender...
sábado, 10 de abril de 2010
Andorra
No último dia da viagem, aproveitamos para conhecer Ordino e outras cidadezinhas de Andorra. Povoados super pequenos e tranquilos. A vista estava uma beleza, pois havia nevado no dia anterior. Paramos em vários mirantes para admirar a paisagem. Uma das estradas estava fechada pela neve, então tivemos de voltar uns quantos quilômetros. E para evitar o engarrafamento típico de final de feriadão, voltamos a Barcelona por França. Valeu a pena.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Andorra la Vella
Andorra é um "paisinho" entre Espanha e França, conhecido pelo turismo rural, pelas montanhas e pistas de esqui e por ser um paraíso fiscal. E na capital do principado, Andorra la Vella, eu e Xavi aproveitamos para fazer umas comprinhas: chocolate, cigarro, perfume... Ali é tudo mais barato mesmo! Em pleno domingo de Páscoa, as lojas estavam abertas e as ruas movimentadas. No fim do dia, ainda paramos em um famoso bingo da cidade. Em meio à galera da terceira idade, estavámos lá, tentando ganhar algum prêmio. Mas a sorte passou longe do nosso jogo.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Canillo (Andorra)
Chegamos a Canillo, cidadezinha de Andorra, depois de muito percorrer o zigue-zague da estrada. Eu, filha do Planalto Central, nunca tinha ido a uma cidade tão alta, com tantas montanhas. O quarto do hotel, Obaga Blanca, mais parecia um apartamento de tão grande e completo. Uma graça e com vista para as montanhas nevadas. No dia seguinte, subimos em uma telecabine até uma pista de esqui - só para admirar, claro, ainda não me atrevo a esquiar. E, na nossa chegada, começou a never novamente, pra minha alegria...
Perpignan (França)
"Vamos comer um crepe na França?" "Vamos." Nosso destino final na Semana Santa era Andorra, mas decidimos passar em Perpignan, uma cidade catalã em solo francês. O passeio foi rápido. Só o tempo de caminhar um pouco, fazer umas fotos, gastar nosso catalão e arranhar no francês, comer um crepe e, claro, tomar um choppinho, que eu não sou boba.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Cadaqués (Costa Brava)
Cadaqués, na Costa Brava, é uma ótima cidade para uma escapada de fim de semana. A 180 km de Barcelona, Cadaqués é um povoado pesqueiro, aconchegante e romântico... Tudo ali respira Salvador Dalí, que morou na região com sua amada Gala. Os bares, restaurantes, monumentos são, a maioria, homenagens a ele.
A parte rural de Cadaqués também vale a pena conhecer. O hotel que ficamos tinha uma vista maravilhosa para o Mar Mediterrâneo. Deu até vontade de ficar mais...
terça-feira, 6 de abril de 2010
L'Estartit - Girona
Feriado de Semana Santa, hora de por o pé na estrada. Na Sexta-Feira Santa, Xavi e eu saímos de Barcelona rumo a Cadaqués. Mas, antes, passamos na cidadezinha de L'Estartit, na província de Girona (Catalunya). Fizemos um passeio de barco até as ilhas Medes. Fiquei um pouco mareada na viagem, mas a paisagem foi compensadora. Conosco viajou um grupo de jovens especiais, que, de tão alegres, mais pareciam animadores de festa. Os mais empolgados até cantaram uma música brasileira: "Onda, onda, olha a onda..." Com direito a coreografia e tudo. (Ui, até aqui esse axé music chegou...)
Nas Illes Medes, era possível ir à parte inferior do barco para observar a natureza submarina. Eu e Xavi víamos aqueles "peixões" gordos e só pensávamos como estariam bons em uma panela. Ai, maldade... (risos).
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Semana Santa
Semana Santa de muitas viagens. Como esta segunda-feira ainda é feriado de Páscoa na Catalunya, tenho mais um dia pra curtir o Principado de Andorra. Amanhã venho atualizar o blog com muitas fotos dos lugares que visitei em Girona e aqui em Andorra. Ah, até na França estive outra vez. Aguardem as novidades. E Feliz Páscoa!!!
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Liga dos Campeões
De fato, agora estou mais interessada nas partidas do Barça na Liga dos Campeões. Eu e o Xavi (com a sorte da Aleixa) conseguimos ser sorteados para comprar ingressos para a final, que será em maio, em Madrid. Da última vez que eu vi, eram mais de 200 mil pessoas inscritas para o sorteio de apenas 11 mil. Vou nem falar o preço do ingresso pra vocês (a Thaís já me chamou de louca por isso... risos). Mas ver o Barça disputar a final na casa do Real Madrid seria muito, muito interessante. Para a partida de ontem, pelas quartas-de-final, fomos torcer pela equipe de Pep Guardiola no Michael Tavern's (foto). Adorei estar em um bar lotado de gente eurófica pelo jogo. Imagina ver tudo isso ao vivo, numa final. Já quero. Força, Barça!
Subscrever:
Mensagens (Atom)