sexta-feira, 8 de junho de 2012

Mallorca - Chopin

 Piano Pleyel que tocou Chopin
Quarto onde Chopin passou uma temporada

Objetos pessoais e imagens do pianista

Varanda

Vista do quarto

Cela nº 4

"Querido amigo:
Le envío por fin mis Preludios, que he terminado en su pianino llegado en el mejor estado posible a pesar del mar y del mal tiempo, y de la aduana de Palma…"
                       
Frédéric Chopin, Valldemossa, janeiro de 1839

Um dos atrativos de Valldemossa, em Mallorca, é o museu de Chopin. A cela nº 4 do monastério La Cartuja de Valldemossa, onde ele esteve uma temporada com a escritora George Sand, reúne objetos pessoais, partituras e imagens do pianista polonês. O destaque do museu é o piano Pleyel, que ele usou para compor algumas de suas obras.
Há um ano, houve uma polêmica sobre outro piano, que estava na cela nº 2. Uma sentença judicial confirmou que tal piano nunca havia sido usado por Chopin e proibiu sua exposição. No entanto, a sentença concluiu que o Pianino da cela nº 4 era o autêntico, pois chegou a ser utilizado pelo compositor. Portanto, a foto acima é do original.

Este post é dedicado à minha irmã Lanna Aguiar, musicista, que, admiradora dos grandes compositores, chegou a batizar um dos nossos coelhinhos de estimação de Chopin.

4 comentários:

Vanessa disse...

Lanna ia surtar aí, rs... Ela já teve um coelho chamado Chopin? Pensei que essa história de batizar animais com nomes de músicos era coisa exclusiva do Beethoven (cachorro), rs...

Liana Aguiar disse...

Que nada, ela tb já teve outro coelho chamado Bach. Hahahaha.

Vanessa disse...

Não creio! kkkkkk... O próximo bicho será chamado de quê? Mozart? =p

luizano disse...

Não chamando de Luan, Thiguinho, Frederico e afins já tá valendo. Renato pode.
:)