sábado, 21 de janeiro de 2012

Apês

Carrer Còrsega, próxima morada

Já posso contar a novidade. Depois de muito procurar, eu e Patu já temos as chaves de um novo apartamento. Vamos nos mudar para a Carrer Còrsega, em Grácia. O apê é pertíssimo do primeiro lugar onde morei com a Aleixa, quando cheguei a Barcelona. Voltarei ao bairro que tanto amei e amo.
Nossa busca começou em dezembro. Queríamos um apartamento em que cada uma continuasse com sua privacidade, que estivesse reformado, ou pelo menos arrumado, e tivesse uma cozinha boa e com armários. Não exigíamos muito, mas a verdade é que encontramos apartamentos que sempre tinham algo que nos desagradava.
Chegamos a cogitar um apartamento no Poble Sec, bonito, grande, tinha a distribuição que queríamos, mas tinha o banheiro mais estranho que já vi. De um lado do apê, o banheiro com a ducha, a pia e o bidê, mas sem privada: ela ficava do outro lado do apartamento, uma espécie de lavabo sem pia. Nem pensar. Também não tinha elevador, como muitos edifícios por aqui, a maioria com mais de 100 anos de construção. A cozinha era boa, diferente da maioria das cozinhas de Barcelona, que são tão pequenas, que dificilmente duas pessoas podem estar ali ao mesmo tempo.
Outros que encontramos estavam muito bem localizados, em Eixample, mas precisavam de vários reparos (ou mesmo reforma) e os donos não assumiriam isso. Os preços dos aluguéis caíram e vemos que a crise afetou a todos. Visitamos apartamentos, por exemplo, que estão há dois anos fechados. O proprietário não pode arrumar e dificilmente algum inquilino vai querer reformar um imóvel que não é seu.
As exigências para alugar um apartamento também são muitas. Além de pagar o aluguel adiantado, é preciso pagar a mesma quantia para a agência imobiliária (algumas pedem 1 mês e meio) e um mês de fiança (ou até três). Algumas também pedem aval bancário (ou de terceiros) e não aceitam inquilino sem contrato de trabalho (o que é o meu caso).
Nossa busca terminou quando encontramos esse apartamento de Gràcia. Não nos fizeram tantas exigências como os outros – apenas o justo para os padrões daqui: aluguel, um mês para a agência e um mês de fiança. E eu pude assinar o contrato, pois embora não tenha trabalho fixo, tenho renda mensal (a bolsa de estudos). O apartamento é bonito, tem elevador, uma cozinha decente e uma sacada para os gatos.
Minha correria dos últimos e dos próximos dias está mais que justificada – é por essa (boa) causa. Ano novo, vida nova, casa nova. Estamos levando essa máxima a sério.

Hoteis e Pousadas

1 comentário:

Vanessa disse...

Era esse o segredo? Hum... Ótima notícia, fico feliz por você! Que a nova moradia seja bacana, viu? Saudade... Beijo.