sábado, 18 de setembro de 2010

Souvenir

La Rambla

Para comprar souvenirs em Barcelona, você tem de ser mais esperta que os vendedores. Nas Ramblas, no Raval e no Barri Gòtic, que são o centro de compras dos gringos (guiris), há várias lojinhas que vendem chaveiros, ímãs de geladeira, camisas fakes do Barça e outras lembranças de Gaudí, de Miró, da cidade. Grande parte (para não dizer todas) dessas lojas tem indianos como proprietários e vendedores. É como nas feiras de Brasília e Goiânia: você tem de negociar um desconto.
Os vendedores, espertos, já querem saber sua origem, para puxar papo. A maioria já descobre que sou brasileira, por conta do meu sotaque (ou seria meu "portunhol"?). Eles tem até um texto pronto: "pra brasileira, é baratinho". Sei... Eu só fico intrigada quando os vendedores começam a combinar o preço entre eles, na língua que só eles entendem. Devem falar assim: "Para essa, que tem cara de rica, cobra tanto. E, para aquela, que tem cara de tonta, cobra outro tanto". Alguns, mais ousados, até te paqueram para conseguir vender seus souvenirs.
Portanto, quem sai às compras em Barcelona, tem de se preparar para bater perna. O "indiano" ao lado pode fazer um desconto ainda melhor.

1 comentário:

Unknown disse...

Ótimo post!

Boas dicas pra quem vai passear e comprar pelas Ramblas.

Sua análise sobre os comerciantes de lá, são no mínimo divertidas!

E como você disse, é preciso saber negociar.

Abraços,

Equipe Milevo.
www.milevo.com.br
@milevocom